Coordenador : Ailton da Silva Ferreira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392889.2206.61321.04042023
Departamento/Setor: MAD
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes universitários, técnicos, empresários, estudantes do 2 grau, prefeituras, empresas da cadeia Offhore, comunidade em geral.
Local de atuação: Departamento de Administração / UFF- ICM/MAD Cidade Universitária- Rua: Aloísio da Silva Gomes, 50 – Granja de Cavaleiros- Macaé Cep: 27930560
Objetivo
•O objetivo deste projeto é analisar os métodos logísticos existentes e verificar a sua aplicação na logística do petróleo, energia e na visão da sustentabilidade no norte e noroeste flumimense. •Analisar as variáveis que influenciam em todo o processo logístico e a cadeia de suprimentos. •Expor o conteúdo histórico e surgimento da camada do pré-sal, quais foram as primeiras descobertas. •Identificar as alternativas viáveis de processos logísticos eficazes à produção no pré-sal. •Especificar a importância da logística empresarial no pré-sal; •Identificar qual a importância de um processo logístico bem elaborado e qual o impacto desse processo na produção petrolífera; •Descrever como implantar um método logístico que consiga atender à todas exigências do meio de produção respeitando as questões legais; •Avaliar outras formas de logística de energia, bem como a logística portuária expandida com o porto do Açu, imbetiba, complexo do barra do furado.
Resumo
O estudo da logística empresarial procura estabelecer uma gestão coordenada de atividades inter-relacionadas, deixando para trás o antigo conceito de apenas aborda-las separadamente. Nas empresas do ramo de petróleo e gás como a Petrobras esse conceito se torna de fundamental importância a cada dia, pois necessitam estar preparadas para lidar com ferramentas que exigem aparatos tecnológicos de ultima geração, pessoal qualificado capaz de gerenciar uma complexa logística e acima de tudo uma visão de futuro supere as expectativas da demanda nacional de petróleo e seus derivados. Para isso a Petrobras aplicou, em grande maioria, seus investimentos na zona Pré-sal, a exemplo das experiências adquiridas com o do Campo petrolífero de Tupi ou Campo de Lula, sabe-se que essa recente descoberta é capaz de elevar a produção nacional a patamares sucessivamente superiores. Mas para isso deve-se analisar e estudar qual o melhor caminho de consolidar atividades de apoio que atendam às expectativas, com custo reduzido, segurança e inovadores capazes de contornar os viés ambientais e da distância das instalações do Pré-sal. Assim esste projeto de extensão tem como objetivo divulgar a sociedade o estudo da logística da energia e viabilidade econômica em Macaé, bem como avaliar o setor de petróleo, avaliar novas fontes de energia, além estudar a logística de energia e portuária no norte fluminense.